SALVE
Como boa entusiasta, esses tempos resolvi emular jogos de PSP e um deles era nada mais que
Need For Speed: Most Wanted!
Um clássico do PS2 que marcou minha infância mesmo sendo de outro console.
Bem limitado eu admito, não existe aquele mundão aberto mas o que vale é a nostalgia...
Exceto, que esqueci
A FUCKING MALDITA MECANICA DE RUBBER BANDING
E se você está se perguntando que RAIOS é
Rubber banding:
Isso não passa de uma mecânica muito comum em jogos de corrida, que como o nome já diz, é um elástico. Quanto mais puxar de um lado, mais força terá do outro.
Para você que deve estar dizendo que isso não passa de um sistema de recuperação, literal é a mesma coisa, apesar de ter nomes diferentes, ambos têm a mesma função, sendo inteligência artificial ou jogador, todos são puxados para manter a disputa daquela simples corrida, algo competitivo.
Podendo parecer até não fazer sentido, mas na prática é para ser fácil de entender, certo?
Uma vez que essa mecânica é implementada de forma errada, ela se torna PAVOROSA e muito quebrada, podendo tirar qualquer um dos eixos. Quer um exemplo? TEMOS
Sabia que jogadores relataram que devido a esse elástico as próprias inteligências artificias são sabotadas no quesito de velocidade?
Parando para reparar isso é verdade, seria esquisito/interessante ter uma disputa para ficar em primeiro lugar deixando o player em escanteio, uma mecânica que serviria como utensilio para tornar o jogo mais dinâmico e competitivo em um PESADELO.
Apesar de existir vários jogos que possuem esta ferramenta, seu mal uso é um incômodo surreal. Ao invés de ser justo e acirrado, se torna prejudicial para a gameplay.
A principal franquia de exemplo que vou usar aqui e que possui o Rubber banding de forma mal aplicada, é ninguém mais que NEED FOR SPEED. Até mesmo em jogos pós
NFS: Carbon é possível ativar essa opção se é permitido ou não, tanto para te favorecer, quanto prejudicar.
Catch Up = Rubber Banding
Mas em NFS MW (PSP), o principal elástico dessa questão, está totalmente concentrado na polícia. Afinal, eles são os "oponentes" além dos próprios corredores e despistar estes se torna um desafio. Com essa mecânica, por mais que você abra uma diferença, elas são forçadas a te alcançar, A TODO CUSTO.
Aqui é o começo do jogo de Need for Speed: Most Wanted 2005 PSP
Um gol no max uns 150km
A polícia alcança somente 120km…
DA ONDE QUE SAIU ESSE BOOST
Podemos considerar que, por outro lado, ele possui um bom aproveito em jogos Arcade. Como no próprio Mario Kart.
A ideia de ser um jogo CAÓTICO e de certo modo "bagunçado", faz um bom uso dessa função, já que jogar sozinho por mais que coloque a dificuldade no máximo, pode ser o caminho para um Rage Quit instantâneo.
Bom, isso serviu de desabafo e conteúdo para vocês, é isso que importa. Vou voltar a tiltar com essa mecânica devido ao data fifa
TAMO JUNTO o/