Desculpe asi, não pude resistir à provocação... Mas, ao contrário do que você pensa, sou CONTRA a liberação da maconha simplesmente para uso recreativo! Concordo que a matéria tenha seus méritos, mas graças aos deméritos EU não vou dizer que foi uma "boa matéria"! :v
Faltou informar, por exemplo, a origem da maconha tanto no cultivo quanto no uso (nascia frequentemente junto do cânhamo e era usada por escravos e outras classes miseráveis como paliativo ao cigarro "normal", por este último ser inacessível a tais classes - daí veio a principal discriminação).
Também erra ao omitir no texto principal (e afirmar o contrário nos comentários) que "a maconha não faz mal, o que faz mal é fumá-la"! A ingestão dos canabidióis, por si só, tem efeitos diversos: pra vocês terem ideia são uns DEZOITO canabidióis diferentes, NÃO SÓ o tão famoso e conhecido TetraHidroCanabidiol - e cada um deles tem uma reação totalmente adversa dependendo do organismo que estiver digerindo! Some-se a isso as consequências óbvias da inalação de monóxido de carbono E OUTRAS SUBSTÂNCIAS PROVENIENTES DA SIMPLES QUEIMA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, e você tem acumulado tooodos os mesmos efeitos de um cigarro tradicional com os efeitos desses canabidióis!
Maconha, por si só, "não é porta de entrada para outras drogas"? Até concordo... Mas esse "por si só" ignora solenemente o aspecto SOCIAL implícito no consumo da droga: geralmente os neófitos do 'maconhismo' só se dispõem ao uso junto com veteranos que não apresentem NENHUM risco de delação - ou seja: gente que já "é das quebrada", que já usa outras drogas mais pesadas, e que vai tentar incentivar esses iniciantes tanto a permanecerem consumindo maconha quanto a começarem a consumir essas outras drogas, até pra que os novatos ajudem a sustentar os vícios dos próprios veteranos!
Quanto à polícia dar ou não fim nas apreensões, discordo de AMBOS os lados. É corriqueiro policiais (corruptos, mas não necessariamente milicianos) "mocozarem" parte das apreensões para lucro/uso próprio? É! Mas vamos com calma, né?!? Esses mesmos policiais tem gente à quem se reportar, há a hierarquia... E se estiver faltando MUITA maconha da apreensão o caldo engrossa pro lado deles! Então calma lá nas generalizações. De ambos!
E... Só pra constar: já cansei de ver maluco brisado enfiando o carro em poste e muro (e coisas piores)! Esse tipo de coisa acaba não entrando para o cômputo de acidentes por ser realmente difícil uma detecção imediata da presença de maconha no organismo. E como a legislação desconsidera a avaliação de profissional não-devidamente certificado para tanto (pois é! policiais NÃO SÃO certificados NEM competentes para afirmarem que alguém tá "emaconhado", uma vez que não possuem nenhuma qualificação suficiente em medicina ou correlatos)...
E mais: a recíproca TAMBÉM é verdadeira! O "boladão" pode não ser normalmente agressivo, mas o estado psicológico usualmente causado pela maconha deixa frequentemente o usuário propenso A IRRITAR OUTRAS PESSOAS!
Ou seja: maconheiro não bate? Realmente... Mas aporrinha tanto que quem tá em volta é bem capaz de sair cacetando todo mundo em volta graças ao saco cheio! Big vantagem!
Tá... Até agora só desci bordoada pra tudo que é lado! Vamos um pouco para o lado positivo da coisa...
A atual legislação realmente peca ao proibir totalmente e sem exceções a simples "existência" da maconha. Dificulta (em tese) o narcotráfico? Concordo... Mas, de quebra, dificulta também PESQUISAS CIENTÍFICAS. Sem contar até mesmo a compra e uso de SUBSTÂNCIAS OBTIDAS LABORATORIALMENTE à partir da maconha!
E sim: já foi comprovado que diversas dessas substâncias - e nem todas as presentes na maconha são necessariamente canabidióis - têm uso eficiente e indicado para tratamento de diversas enfermidades. Seja tratamento paliativo seja tratamento combativo!
Outra coisa: a ingestão oral-digestiva dos canabidióis tende a apresentar efeito TOTALMENTE ADVERSO da inalação por fumaça. Aliás, até mesmo a inalação graças a outros meios (vaporização, masseração, reagência química...) apresenta AINDA OUTROS efeitos que os da inalação por queima ou da ingestão gástrica! Além disso os efeitos são mais duradouros e menos agressivos.
Por quê cês acham que os "brownies" fazem tanto sucesso?
E, pra encerrar: já experimentei maconha sim. Três vezes. Também já bebi de cair e quebrar a cara (quase literalmente), e ainda por cima sou tabagista (antes que simplesmente critiquem, saibam que já era fumante passivo antes de me tornar ativo - até por consequência de inalar fumaça dos meus pais e irmã do meio todo santo dia). Então não sou simplesmente um "mero palpiteiro de fórum de joguinho quadrado".
Plus: ainda por cima minha família já teve um bar&lanchonete. Bar este que foi frequentado por gente das mais diversas camadas sociais, de vereadores (e até alguns deputados de passagem pela cidade) até traficantes e prostitutas.
E... Desnecessário dizer pra quem já me conhece de mais longa data aqui do fórum, mas também já cursei faculdade e morei em república estudantil durante esse período.
Então eu digo: sei do quê tô falando. Já cansei de entrar em biqueiras e tudo o mais, até mesmo já "salvei" um crackhead do suicídio iminente (e até mesmo do vício, lembro que contei resumidamente a história numa resposta que dei ao [member=LucasExtreme]), já cansei de ver as mais diversas pessoas usando isso E aquilo (e vocês se espantariam com a quantidade - e nível social - das pessoas que usam), e... Não obstante, ainda por cima tenho uma irmã bióloga e outra irmã química com quem posso sanar dúvidas sempre que preciso. E já cansei de conversar com elas a respeito desse tipo de tema!
No mais, acho que o que tinha que ser dito já foi dito no decorrer do tópico - inclusive dei alguns likes por aí em comentários que apontavam essas "lacunas" que tô deixando.
Admito que há, sim, um ou outro like aparentemente "contraditório", masna verdade todos se encaixam se observados da perspectiva correta. ^_^
Clique para expandir...