Bem pessoal, minha sugestão aqui hoje é bem, bem extensa e por isso eu peço PRINCIPALMENTE PRA STAFF que LEIA e DISCUTA isso com os players. A maioria se não todo tem a impressão que a Staff simplesmente não analisa nada do que é feedback por parte dos jogadores... Enfim, era isso que eu tinha pra falar no começo... Sei que a maioria da comunidade aqui ainda não tem maturidade o suficiente pra discutir coisas desse porte, mas tem vários jogadores que tem essa capacidade e estão sendo deixados de lado.
Essa sugestão provavelmente será enorme, mas eu preciso mesmo que quem for opinar realmente leia todos os pontos. É EXTREMAMENTE IMPORTANTE LER TUDO.
SUGESTÃO:
Minha sugestão é simples: a criação de um servidor definitivo, com tudo pra ser o ÚLTIMO servidor da Craftlandia pra acabar de vez com isso de tantos servidores lançados e muitos abandonados, mas pra isso, esse servidor tem que ter algumas coisas essenciais:
- Tem que ter como evoluir. Ele não pode ficar parado em uma versão só (sério gente, parar em uma versão antiga é tenso, é simplesmente se fechar pra qualquer mudança principalmente as que são BOAS);
- Tem que ser o mais próximo de agradar aos players, novos e antigos, de todos os tipos E ainda ser um servidor pra sustentar a empresa Craftlandia (sim, por que todo servidor tem custos). Essa parte é resumida em "ser bom para o jogador e pro bolso da administração, afinal o servidor tem que dar lucro".
- ACEITAR FEEDBACK CONSTRUTIVO DOS JOGADORES. Essa é a parte essencial. Esse projeto é um mega-projeto e vai ter jogadores com maturidade o suficiente pra dar sugestões construtivas que MERECEM MAIS DO QUE UMA MENSAGEM AUTOMÁTICA!
- Conseguir abrigar um número talvez massivo de jogadores.
Sabendo desses pontos, eu sendo estudante de Game Design consegui pensar em formas boas pra tentar fazer com que isso aconteça (não estou tentando ser arrogante aqui).
Mundos separados e independentes:
Primeiro, o servidor teria o mesmo sistema de mundos do Propano, simplesmente por que um mundo é independente do outro. Essa foi a melhor coisa que a CL já fez, isso faz com que novos "mundos" possam ser lançados e se um velho der trabalho, o impacto é bem menor pra se resolver até com resets se for o caso extremo do que se fosse um servidor comum. E isso abre a possibilidade de criar um servidor MMO (traduzido seria algo como Multiplayer Massivo Online, vários jogadores jogando o mesmo jogo, mas muitos jogadores mesmo). Seria algo como os minigames é hoje.
Essa questão de ter vários mundos abre uma janela infinita de possibilidades, como por exemplo, a criação de mundos especiais e ÚNICOS como um mundo totalmente survival estilo hardcore! Sim, isso poderia ser possível. Imagine ter, nesse servidor, um /warp hardcore que te levaria para um mundo separado, independente de todos os outros sistemas e mundos, que seria como o servidor hardcore é. Seria como um servidor dentro de outro servidor, que por consequência teria sistemas e plugins únicos que só funcionam dependendo do mundo. No mundo hardcore por exemplo seria diferente de um mundo "comum" onde há sistema de money, etc.
Como eu disse, as possibilidades pro uso de mundos separados e independentes é infinita. A direção pode muito bem colocar novos mundos e também aceitar sugestões boas de mundos que podem ser bem legais para os jogadores e, o mais legal de tudo, que eles terão suas próprias regras e sistemas. Um mundo só vai afetar o outro se isso for permitido, o que facilita imensamente na questão de bugs, economia, etc.
Seria, para o jogador, como se ele pudesse entrar em diferentes servidores usando /warps, uns dependentes de outros (como warp region, minerar) e outros não (exemplo /warp hardcore).
Sistema de VIPs, tesouro, macro e afins:
Não é de hoje que sistemas como os privilégios VIPs, tesouros, macros, capirotos com custo, imposto, vem tendo muita coisa pra resolver. Não acho que pagar pra "ser alguém" no servidor é o certo, mas no servidor definitivo isso poderia mudar. Por que não fazer itens cosméticos, SERVIÇOS e afins por dinheiro ao invés de dar skill e um monte de coisas para o jogador, só fazendo quem paga ficar na frente de quem tenta jogar normalmente? Essa parte afetaria o lucro do servidor? Não exatamente. Jogos grandes como League of Legends e World of Warcraft tem sistemas assim há anos e continuam sendo jogos extremamente rentáveis. Eles não vendem itens que afetam a JOGABILIDADE positiva ou negativamente nos servidores, ao invés disso, vendem coisas únicas e geralmente cosméticas que, venhamos e convenhamos, sempre é mais legal do que ter que pagar um VIP como é hoje.
Completando o sentido de mundos independentes, o sistema VIP e os outros podem muito bem continuar a existir em um desses mundos, afinal, o jogador terá a liberdade de ir lá quando quiser.
Um jogo não precisa expor o jogador a comprar algo pra ser alguém, o jogo precisa ESTIMULAR o jogador a comprar algo por que ele GOSTA DO JOGO não por que ele PRECISA TER ALGO NO JOGO.
Conquistas, itens cosméticos, recompensas:
Imagina como seria legal se você ganhasse coisas no servidor conforme o SEU empenho e não por usar macro ou comprar VIPs. Conquistas fazem isso perfeitamente. Um sistema extremamente bom para esse servidor seria conquistas com recompensas únicas, como por exemplo:
Existe um /warp mundo1 que é um servidor como conhecemos hoje, tem money, tem sistema de clãs, etc. Uma conquista nele seria "Obter 1.000 coins" e sua recompensa seria um item cosmético, quem sabe um mascote ou um monstro pra usar de montaria. Alguma coisa que incentivasse a ir atrás de mais conquistas.
Cada conquista se acumula na conta do jogador, dá "pontos" e isso vai crescendo obviamente conforme o jogador completa essas conquistas. O mais importante é: o jogador pega itens por que MERECE e foi atrás, e não por que compra.
PS:. Isso não seria um jeito pra pegar os itens cosméticos comprados com dinheiro real. Os itens de dinheiro real só podem ser obtidos dessa forma, assim dando exclusividade e não fazendo os jogadores não quererem comprar isso algum dia.
Mundos pagos sim, mas não com privilégios que afetam a jogabilidade:
Ter mundos para quem paga é bom sim, o problema é quando isso afeta diretamente os outros jogadores. O /warp region no propano é um bom exemplo, por que há o mundo region para jogadores comuns mas que são caros, ou seja, quem paga VIP paga menos no jogo, e isso influencia negativamente na jogabilidade do servidor como um todo. Digamos que tenha um sistema de dungeons (masmorras) com desafios únicos para os jogadores e podem ter dungeons pagas, que até podem dar itens que não são encontrados nas normais, mas desde que não afetem a jogabilidade fazendo com que quem paga pode ter algo que vai ajudar com ou contra aqueles que não pagam.
Lançamento de novos servidores:
Como eu disse, a ideia desse servidor é ser o servidor definitivo. Ao invés de lançarem um novo servidor, esse servidor seria incorporado à um mundo dentro do servidor, que como eu disse tem mundos independentes e separados, sendo assim, não afeta a jogabilidade de outro mundo. Isso também ajuda na questão de bugs, já que se um bug acontecer, o mundo seria temporariamente bloqueado mas os outros continuariam lá, o jogador não precisaria ficar sem jogar por que o servidor teve bugs inesperados.
Finalizando:
Fazer essa sugestão levou um bom tempo do meu dia. Eu espero que valorizem isso. Eu espero que discutam com os jogadores a possibilidade de fazer algo desse porte, por que é muito investimento mas que os jogadores podem dar retorno quase que imediato. Os jogadores aqui em sua maioria são crianças mas há jogadores que sabem ver os pontos bons e ruins do servidor e querem dar feedback não por que vão ser recompensados, mas por que querem melhorar o servidor que eles gostam. Esse é o meu caso desde sempre.
Por favor, a única coisas que eu peço pra Staff é exclusivamente que analisem essa sugestão. Não aprovem ou neguem se for pra nem ler e discutir o que eu estou trazendo aqui. A Craftlandia se tornou um servidor grande demais pra ser sempre "mais do mesmo". Ela pode mudar, pode ser melhor sem ter que abrir mão do lucro pra direção.
Pensem nisso.
Att.
um velho player
[member='JackSparrow']