A iniciativa é bacana, mas é preciso lembrar que isso já foi feito no passado. Os 4 primeiros servidores que surgiram após o reset do servidor principal eram muito parecidos com esse formato.
O servidor 1, 2, 3 e o Premium (4), tinham sistemas e plugins idênticos e extremamente fiéis ao modo survival do jogo, e todos eles se defasaram e perderam jogadores ao longo do tempo, abrindo espaço para os mais "tecnológicos", como os Regions que vieram em seguida.
Vale ressaltar, inclusive, que a Staff trouxe o servidor Classic com uma versão completamente nostálgica do jogo (sequer encantamentos existiam), não tendo o sucesso esperado e sendo descontinuado como os seus antecessores.
A questão, na minha opinião, não se trata da política do Servidor ou da forma com que a Staff administra ele hoje, mas sim por três razões exteriores:
1 - o momento do jogo hoje;
Apesar de ser ainda muito acessado, o Minecraft não está mais no auge. O jogo foi praticamente dominante na década de 10, mas esse não é mais o cenário atual e outros jogos dominam de longe a lista, com destaque para os competitivos, que mantém um público fiel.
2 - a acessibilidade; e
O jogo se desenvolveu em uma intensidade que o fez migrar e ser acessível em outras plataformas, como Consoles e Celulares, dispositivos que não são alcançados por Servidores nos moldes tradicionais, algo que agrava o tópico 1 deste comentário, pois além de um número menor de players, esses estão agora divididos em plataformas diferentes, e não mais majoritariamente em PCs como era no passado.
3 - a mudança de gerações.
As situações descritas nos dois ítens anteriores se intensificam quando comparamos as gerações. Hoje as crianças estão acostumadas com performances, taxas de FPS, gráficos ultrarealistas e cenários competitivos, enquanto a geração que viveu o auge deste jogo amadureceu e, por motivos óbvios, abandonou a "lealdade ao game".
Além desses pontos, eu ressalto também que o sucesso inicial alcançado pelos servidores recém lançados são ilusórios, visto que o público que estes atraem são em grande parte players antigos empolgados em reviver uma experiência nostálgica, e não mais players novos com tempo hábil de dedicação de horas ao Servidor que um jogo survival tradicionalmente exige. O público nostálgico não consegue permanecer fiel por muito tempo, a fidelidade dura até o momento que o sentimento nostálgico se satisfaz e o público novo não é o suficiente para manter o servidor ativo, acarretando em um descontinuamento precoce.
O tempo de vida útil dos servidores não é mais sustentável e a solução pra isso foge do alcance do CraftLandia.
Clique para expandir...