Olá, sou o Coli, tenho 26 anos e joguei no Craftlandia há mais de 12 anos. Gostaria de compartilhar algumas sugestões para a reconstrução do servidor. Por favor, entenda isso como contribuições construtivas, e não críticas. Vou tentar evitar ao máximo o saudosismo.
Atualmente, o servidor parece ter perdido seu propósito. Tudo está fácil demais: ao ativar o VIP, recebi mais itens do que acumulei em toda minha experiência anterior. A comunidade está desativada, o fórum inativo e muitos dos players online são bots ou macros. Mas acredito que isso pode ser revertido. Vocês têm estrutura, estabilidade e uma valiosa base de dados antigos para revitalizar o jogo.
O que torna um jogo atrativo?
Resposta: Desafios, escassez e competitividade.
Infelizmente, o Craftlandia perdeu esses pilares, mas eles podem ser resgatados.
1. Economia balanceada e sustentável:
Para o servidor ser sustentável, a venda de VIPs não pode ser a única fonte de receita. Outras sugestões:
Um apelo final
Craftlandia fez parte da minha infância e foi meu refúgio em momentos difíceis. Aqui fiz amigos que carrego até hoje e aprendi lições que aplico na minha vida. Muitos jogadores antigos compartilham essa experiência. Vocês têm os dados e os contatos para trazê-los de volta.
Revivam o servidor. Ele não pode morrer. Tenho muitas outras ideias, mas preferi ser breve para não tornar o texto maçante. Não busco reconhecimento, apenas quero ver o Craftlandia renascer.
Atualmente, o servidor parece ter perdido seu propósito. Tudo está fácil demais: ao ativar o VIP, recebi mais itens do que acumulei em toda minha experiência anterior. A comunidade está desativada, o fórum inativo e muitos dos players online são bots ou macros. Mas acredito que isso pode ser revertido. Vocês têm estrutura, estabilidade e uma valiosa base de dados antigos para revitalizar o jogo.
O que torna um jogo atrativo?
Resposta: Desafios, escassez e competitividade.
Infelizmente, o Craftlandia perdeu esses pilares, mas eles podem ser resgatados.
1. Economia balanceada e sustentável:
- É desestimulante para novos players ver jogadores com fortunas absurdas, muitas vezes obtidas com o uso de bots. A economia precisa exigir esforço e estratégia.
- Proponho uma economia baseada em trabalho:
- Ganhar dinheiro através de plantações (cana, cactos, batata, cenoura, etc.).
- Tornar a mineração mais difícil, removendo comandos que facilitam encontrar minérios.
- Tornar habilidades de PVP desafiadoras, exigindo esforço para obter poções e outros recursos.
- O mundo explorável deve ser unificado, incentivando encontros entre jogadores para formar alianças, rivalidades ou simplesmente socializar.
- Clãs devem ter bases construídas e acessíveis para batalhas e conflitos estratégicos (sem ofensas, claro).
- Rivalidades saudáveis precisam ser provocadas, e o jogo deve promover o trabalho em equipe.
- Jogadores devem sempre ter algo a fazer.
- O progresso em uma área deve limitar o avanço em outra, criando uma "escassez eterna" que mantém o interesse.
- Novidades devem ser implementadas gradualmente, para manter a expectativa.
- Recursos básicos devem ser difíceis de coletar.
- Formar e fortalecer um clã deve ser uma conquista trabalhosa.
Para o servidor ser sustentável, a venda de VIPs não pode ser a única fonte de receita. Outras sugestões:
- Itens colecionáveis, principalmente estéticos, para não afetar o equilíbrio do jogo.
- Leilões de itens raros duas vezes por semana.
- Venda de terrenos em cidades limitadas (valores acessíveis, como R$ 5 a R$ 15).
- Restrição nas lojas: players devem escolher segmentos, limitados a duas lojas por ID.
Um apelo final
Craftlandia fez parte da minha infância e foi meu refúgio em momentos difíceis. Aqui fiz amigos que carrego até hoje e aprendi lições que aplico na minha vida. Muitos jogadores antigos compartilham essa experiência. Vocês têm os dados e os contatos para trazê-los de volta.
Revivam o servidor. Ele não pode morrer. Tenho muitas outras ideias, mas preferi ser breve para não tornar o texto maçante. Não busco reconhecimento, apenas quero ver o Craftlandia renascer.