A divisão das Alemanhas aconteceu após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), onde os Aliados, dividiram o território alemão em quatro (4) zonas diferentes: A zona norte-americana, a zona francesa, a zona britânica e a zona soviética. Logo, a Alemanha dividiu-se em duas: A Alemanha Ocidental, capitalista (zonas norte-americana, francesa e britânica) e a Alemanha Oriental, socialista (zona soviética). Além da cidade de Berlim, sua capital, que era localizada na zona soviética, também foi dividida, entre a parte ocidental, capitalista e oriental, socialista.
A divisão das Alemanhas ocorreu em 1949, e é um dos maiores marcos da Guerra Fria, bem como o Muro de Berlim, que representou a divisão do mundo capitalista e do mundo socialista.Oficialmente, República Federal Alemã, a Alemanha Ocidental era totalmente apoiada pelos Estados Unidos e era como uma vitrine do capitalismo para a Europa do Leste, onde tinham mais países socialistas. Já a República Democrática Alemã, a Alemanha Oriental era apoiada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, bem como era um de seus maiores aliados.
Bandeira da Alemanha (Ou da Alemanha Ocidental)
Bandeira da Alemanha Oriental
Com o enfraquecimento do socialismo no mundo, a desintegração da União Soviética, e a queda do muro de Berlim, no começo da década de 90, a Alemanha Oriental já não tinha forças para continuar como um Estado socialista, então a Alemanha Ocidental a anexou em seu território, que passou a chamar-se apenas de Alemanha, ou República Federal da Alemanha.Embora a Alemanha Oriental não tenha dado muito certo, boa parte dos moradores da parte oriental da Alemanha, queriam que a antiga Alemanha Oriental voltasse.