Análise de redação.

Discussão em 'Botecolandia' iniciado por JuniorWs, 25 Outubro 2016.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. JuniorWs

    JuniorWs Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    3 Outubro 2014
    Mensagens:
    3,050
    Curtidas Recebidas:
    861
    Curtiu:
    208
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Salvador - BA
    Cubos:
    729.00
    Nick:
    Antoniafee
    Clan:
    Neutro
    Facebook:
    Privado
    Skype:
    Marcio Coutinho
    Olá, boa noite! Tudo bem com vocês? Gostaria da ajuda de vocês no julgamento de duas dissertações que fiz. Após a leitura atenta, pontuem de 0 a 10 com argumentos. (Por favor, não cubem aqui. Agradeço.) Obrigado pela atenção! :)

    Redação nº 1 "A Reforma do ensino médio".

    [​IMG]

    Redação n° 2 "A violência escolar".

    [​IMG]
     
  2. GamerCalibre

    GamerCalibre Excelente
    VIP

    Afiliado:
    23 Novembro 2015
    Mensagens:
    5,071
    Curtidas Recebidas:
    327
    Curtiu:
    319
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Faro
    Cubos:
    359.00
    Nick:
    GamerCalibre
    Clan:
    FmL
    1 redação tem 1 erro ortográfico n existe "Dentre" no vocabulário português
    2 redação esta toda certinha

    Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk
     
    JuniorWs curtiu isso.
  3. MrYoki

    MrYoki Bom
    VIP

    Afiliado:
    7 Janeiro 2014
    Mensagens:
    1,444
    Curtidas Recebidas:
    187
    Curtiu:
    271
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Rio de...
    Cubos:
    563.00
    Nick:
    Mr_Yoki
    Clan:
    STF
    Tem algumas partes boas e outras que devem ser melhoradas.
    Como um bom conhecedor da área e um bom "fazedor" de redações, eu recomendo algumas coisas:

    1. Não sei se foi pelo fato de ter sido escrito pelo computador, mas eu recomendo fazer 5 ou 6 linhas para cada parágrafo, nem mais, nem menos;
    2. Os argumentos estão ótimos, porém, existem algumas algumas estruturas que podem ajudar bastante na hora de fazer a redação. São elas: 2 parágrafos com ideias positivas e 1 com ideias negativas, 2 parágrafos com ideias negativas e 1 com ideias positivas. Como esses existem vários, mas depende muito do tema proposto pela banca;
    3. Existem algumas frases de apoio que podem lhe ajudar a começar um parágrafo, faça uma busca depois e quanto mais souber, mais rica fica sua redação.
    Então, como eu já havia dito, sua redação está boa. Seu vocabulário ótimo e não fugiu de alguns temas, se continuar assim pode tirar ótimas notas!! =D
    Espero ter ajudado hehe sz
     
    Volhaas e JuniorWs curtiram isso.
  4. JuniorWs

    JuniorWs Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    3 Outubro 2014
    Mensagens:
    3,050
    Curtidas Recebidas:
    861
    Curtiu:
    208
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Salvador - BA
    Cubos:
    729.00
    Nick:
    Antoniafee
    Clan:
    Neutro
    Facebook:
    Privado
    Skype:
    Marcio Coutinho
    Obrigado! Essas estão sendo as minhas primeiras redações, então tenho muito o que melhorar. Como possuo uma boa argumentação, acredito que dentro de 1 mês estarei apto para o processo seletivo do IFBA.

    Você tem certeza disso? De + entre = dentre. O termo é aceito em vários concursos públicos sem o descontamento de pontos, e por isso faz parte da norma culta. Se estiver com dúvida em relação ao termo, não custa nada informar-se mais à respeito: http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/dentre-ou-entre.htm

    Obrigado pela atenção! :)
     
  5. Volhaas

    Volhaas Excelente
    VIP

    Afiliado:
    6 Novembro 2013
    Mensagens:
    1,482
    Curtidas Recebidas:
    254
    Curtiu:
    1,007
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Palhoça/SC
    Cubos:
    1,766.00
    Nick:
    Volhaas
    Discord:
    Volhaas #3336
    Facebook:
    lucasvolhaas
    só vdds ^

    os razoaveis smp falam a vdd
     
  6. Xeretinha

    Xeretinha Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Março 2013
    Mensagens:
    2,020
    Curtidas Recebidas:
    1,184
    Curtiu:
    1,509
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    3,796.00
    Nick:
    Xeretinha
    Bem... Atendendo a pedido (do autor, pela inbox :v), vamos lá!

    A evolução foi nitidamente sensível! Melhorou trocentos porcento do tópico anterior (que já não estava mal) pra este!
    Mas... No segundo parágrafo da primeira redação poderia ter elaborado um pouquinho melhor a especificidade da linha argumentativa: dá-se a entender que TANTO Artes QUANTO Educação Física são, AMBAS, responsáveis seja pelo enriquecimento cultural seja pela prevenção de doenças causadas pela obesidade*; assim como, ainda, o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe. O melhor seria individualizar cada descrição com sua respectiva disciplina associada, para evitar confusões.
    (*NOTA: Os benefícios da Ed. Física NÃO estão restritos apenas ao combate a doenças relacionadas à obesidade, mas sim muito além disso - como também enfermidades cardio-respiratórias, lesões musculares e até mesmo disfunções relacionadas à libido. ;))

    Agora, uma opinião pessoal: no 4º parágrafo, ao afirmar que "O Governo deve analisar melhor as medidas, bem como as consequências das mesmas", creio que calharia apontar algumas sugestões extras para tal análise proposta, de forma a "orientar o Governo" (Ex.: já que a carga horária seria aumentada, não parece necessário eliminar a obrigatoriedade destas duas disciplinas em específico)... Mas aí já é uma característica mais pessoal (minha mesmo) de redação, então não considere como regra.
    A primeira frase em particular ("A violência escolar não é uma novidade em nossa sociedade, muito pelo contrário.") está totalmente errada - e incompleta - na concatenação da mensagem! Você apresentou uma afirmação para ser contestada nela mesma (o melhor seria apresentar essa afirmação de forma 'isolada', numa única frase - e seguir para a contestação em uma frase seguinte), e pior: NÃO apresentou os motivos dessa contestação no momento em que objetou!
    Ou seja, na estrutura dissertativa, o correto seria "A violência escolar não é uma novidade em nossa sociedade. Muito pelo contrário: <apresentação de prova da contestação>.". No caso, a frase "Essa questão está presente há muito tempo[...]"; mas seria mais apropriado que se apontasse um período específico (desde o fim da Ditadura? desde a implementação do E.C.A.?) para deixar a contestação, digamos... mais incontestável! :v

    Detalhe é que no terceiro parágrafo o erro gramatical se repete: você 'isolou' totalmente a preposição "Pois" ENTRE um ponto final e uma vírgula (seria aceitável que esta preposição fosse precedida de vírgula, no máximo, mas SEMPRE deve ser sucedida do restante da frase). Veja que no segundo parágrafo você evitou tal erro magistralmente!


    De resto tá belezinha! Introdução, dissertação e conclusão, tudo em seus devidos lugares tanto nos parágrafos quanto no corpo inteiro das redações, garantindo o fluxo dissertativo.
    Mais uma vez, não entrarei no mérito dos temas pois o foco do tópico é apenas a capacidade redatorial, e debater os temas seria desvio de tópico. (Não que eu discorde das suas opiniões... Só um detalhezinho ou outro que me coçaram os dedos de comentar! ~_~')


    E... Apesar das dicas do pipocoso [member=MrYoki] serem de grande ajuda, aconselharia NÃO segui-las de forma absoluta - mas sim usá-las como simples orientação! Até porque elas dependem de alguns fatores que variam muito, como tamanho da fonte, da tabulação da página, da extensão do assunto abordado...
    Note que, nos textos que você apresentou acima, o meio de publicação usado é um formulário de postagem de Facebook! Ao transportar essas mesmas redações para um Word - com formatação ABNT exigida em Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo - o tamanho dos textos seria radicalmente alterado! Logo, as tais "5 ou 6 linhas por parágrafo" que ele recomenda cairiam totalmente por terra, exigindo que você escrevesse mais e mais por parágrafo só e simplesmente para "encher linguiça"!

    [hr]
    PS:

    Google existe, viu?!? E existe até mesmo recomendação do Senado Federal dentre os resultados do mecanismo de busca orientando pelo uso correto do termo... :serious:
     
  7. JuniorWs

    JuniorWs Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    3 Outubro 2014
    Mensagens:
    3,050
    Curtidas Recebidas:
    861
    Curtiu:
    208
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    Salvador - BA
    Cubos:
    729.00
    Nick:
    Antoniafee
    Clan:
    Neutro
    Facebook:
    Privado
    Skype:
    Marcio Coutinho
    Obrigado! Fico muito grato por estar sempre auxiliando-me nesses assuntos. Referente a pontuação de vírgula, o texto apresenta muitos erros? Minha prova será no dia 20/11 e estou tentando correr atrás para tirar uma boa nota. Até lá, irei postar algumas redações e precisarei de sua ajuda, ok? Obrigado! :)
     
  8. Xeretinha

    Xeretinha Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    10 Março 2013
    Mensagens:
    2,020
    Curtidas Recebidas:
    1,184
    Curtiu:
    1,509
    Sexo:
    Masculino
    Cubos:
    3,796.00
    Nick:
    Xeretinha
    Então... Tirando o caso do primeiro e do terceiro parágrafos do segundo texto, a pontuação tá correta sim. Tem um "escorregão" ou outro (ex.: 1§3ªfrase - 'destacam-se:', como não houve necessidade de separar os artigos com vírgula, o dois-pontos no "destacam-se" acaba sendo desnecessário mas, ainda, aceitável) mas esses detalhes menores podem ser facilmente considerados como seu estilo próprio, então acho difícil que algum avaliador vá te tirar pontos por isso.

    E ficarei de olho sim nas próximas redações. Só postar que eu aponto onde corrigir e o que melhorar! ^_^
     
    JuniorWs curtiu isso.
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.