[Análise] Especial Franquias - Touhou 6 a 9

Discussão em 'Arquivo Gamer' iniciado por JackSparrow, 3 Julho 2016.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. JackSparrow

    JackSparrow Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    13 Setembro 2012
    Mensagens:
    3,530
    Curtidas Recebidas:
    1,457
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    346.00
    Nick:
    JackSparrow
    Clan:
    LDC Propano 2.0
    [​IMG]
    Banner feito por: [member='xHiroshi']
    Olá crianças :D Dessa vez, vou fazer um "especial" de análises, mas ao invés de analisar um jogo só, vou analisar vários mas ainda em vários tópicos ok? Espero que gostem :)
    Touhou é um jogo criado inicialmente por um grupo de japoneses chamados de Amusement Makers e de um gênero conhecido como danmaku ou bullet hell, que é como os antigos jogos de nave como Space Invaders onde o jogador controla um personagem na parte baixa da tela e no resto vem vários inimigos atirando, mas atirando milhares de tiros (literalmente '-'). Os Amusement fizeram os jogos Touhou 1 ao 5, que foram para uma plataforma menos conhecida que era o PC-98 e que hoje em dia só são possíveis serem jogados através de um emulador. Esses jogos são considerados da Retro Era de Touhou.
    [​IMG]
    Acima a imagem de um jogo Touhou de PC-98. Poderíamos comparar com um gráfico estilo Atari e outros consoles antigos mesmo.
    Mesmo os 5 primeiros jogos serem até bem feitos e famosos na comunidade principalmente gamer-japonesa, vou trazer a análise dos jogos da franquia APÓS os do PC-98 começando com Touhou 6: Embodiment of Scarlet Devil, por ser considerado o jogo que levou a franquia Touhou pra um outro nível de jogos e sucesso. Há também jogos spin-off de luta que são nomeados com decimais, como Touhou 7.5, Touhou 14.5, etc. que não vou analisar por não entender muito deles e também por não ser tão necessário já que são spin-offs, entre outros que não são de luta mas também que não são necessários.
    Do Touhou 6 em diante, o Amusement Makers não foi mais a empresa responsável por Touhou e sim um ex-integrante do grupo conhecido como ZUN, que fez tudo no jogo desde programação até música e arte.
    Então sem mais delongas, vamos à análise, começando com Touhou 6: Embodiment of Scarlet Devil.
    Touhou 6: Embodiment of Scarlet Devil (EoSD)
    [​IMG]
    A terra mágica de Gensokyo, lar de criaturas como fadas e youkais, foi misteriosamente tomada por uma névoa vermelha que cobriu o céu totalmente e impediu a passagem do sol. Nisso, algumas habitantes resolveram investigar o incidente para saber o que está por trás da estranha névoa vermelha.
    Comparado aos jogos antecessores, Touhou 6 melhorou grandiosamente por que melhorou tanto os gráficos como a música, e de quebra ainda começou a fazer uma das maiores comunidades gamers do Japão. Devido aos personagens com personalidades extremamente marcantes e diferentes, Touhou conseguiu criar um universo novo com diversas personagens de mais diversas ainda personalidades, típicas de animes e mangás.
    [​IMG]
    Crítica final: Touhou 6 melhorou em tudo. As músicas são conhecidas até aqui mesmo no ocidente devido a fama que ganharam, tais como UN Owen was Her, tema da chefe do estágio extra do game, Flandre Scarlet. Os gráficos melhoraram extremamente tais como os tiros também, criando até um padrão de tiro pra cada personagem relacionando tudo com a personalidade deles.
    [​IMG]
    Gráficos: 9
    Música: 10
    Jogabilidade: 9
    Mapa, cenários e mundo: 9
    Nota final: 9.5
    Touhou 7: Perfect Cherry Blossom (PCB)
    [​IMG]
    Já era pra ser primavera em Gensokyo, mas parece que o inverno durou muito mais do que o esperado. Alguns moradores começam a achar que algo está errado e começam a perceber que alguém está roubando a primavera por algum motivo desconhecido.
    [​IMG]
    Crítica final: Touhou 7 mostra que cada jogo pode ser singular. Aqui em questão de gráficos e música é tudo muito bem feito, mas quase nada de novo, mas na questão da jogabilidade são colocadas muitas coisas como a barreira que se acumula conforme o jogador "coleta primavera" e a tão personagem agora jogável Sakuya Izayoi, chefe do estágio 5 de Touhou 6 e que se tornou uma das mais populares personagens da franquia. E ainda, assim como o jogo anterior, Touhou 7 consegue mostrar mais partes de Gensokyo mesmo sem ter um mapa.
    Gráficos: 8
    Música: 8
    Jogabilidade: 10
    Mapa, cenários e mundo: 9
    Nota final: 8.5
    Aos que gostam de animes, recomendo esse abaixo. É um episódio só que mesmo corrido conta a história do jogo Touhou 7 quase idêntica ao jogo.
    [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=svPQG677wFY[/youtube]
    Touhou 8: Imperishable Night (IN)
    [​IMG]
    Gensokyo novamente tem alguma força natural afetada. Durante o Festival de Observação da Lua, alguém trocou a lua original por uma lua falsa, que não pode ficar completamente cheia. Diferente dos jogos anteriores em que os personagens jogáveis eram apenas humanos, dessa vez são duplas e muitas vezes com youkais (demônios japoneses) juntos afim de descobrir o mistério da noite da lua falsa.
    [​IMG]
    [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=sQkVTstrWlY[/youtube]​
    Forgiveness: Honest Man's Death, uma das habilidades mais temidas de todos os jogos de Touhou.
    Crítica final: Touhou 8 trás o danmaku mais conhecido de todos, o que parece impossível aos olhos daqueles que não tem a habilidade necessária ainda (veja o vídeo acima). A música e os gráficos continuam igualmente boas mas sem tantas mudanças consideráveis (mesmo algumas marcantes como a névoa cegante de Mystia Lorelei). A jogabilidade chega a mudar mas nada tão grandioso também. No fim, esse é apenas um jogo comum de Touhou com a dificuldade acima da média até para os players mais acostumados com o gênero.
    Gráficos: 8
    Música: 8
    Jogabilidade: 9
    Mapa, cenários e mundo: 8
    Nota final: 8
    Touhou 9: Phantasmagoria of Flower View (PoFV)
    [​IMG]
    As flores de Gensokyo começam estranhamente a florescer fora de época e estação descontroladamente. Resta aos moradores da terra mágica irem investigar.
    [​IMG]
    Crítica final: Touhou 9 começa com uma história simplista e minimalista, mas com personagens épicos e com personalidades marcantes, que é marca da franquia. Devo falar da personagem Shikieiki Yamaxanadu, que é uma das personagens mais marcantes do jogo pela sua mania de dar sermões aos habitantes "pecadores" de Gensokyo e dar a eles um julgamento que sempre acaba em uma condenação. Os gráficos decaíram aqui unicamente por ser um jogo diferente que não necessariamente tinha cenários novos e por isso o gráfico não muda. A música, ao contrário do que se esperava, ao invés de ser remix das músicas dos personagens antigos são novas e marcantes também (vide Flowering Night, tema de Sakuya Izayoi). Por fim, a jogabilidade foi bastante reformulada já que esse jogo é feito para 2 jogadores versus (por isso a tela dividida) e por isso muitas coisas novas estão presentes aqui (como mandar aquele mestre "super fácil" pro seu "amigo" que está jogando contra você :p).
    Gráficos: 8
    Música: 8
    Jogabilidade: 10
    Mapa, cenários e mundo: 6
    Nota final: 7
    Espero que tenham gostado e essa foi a análise da Classic Era de Touhou (Touhou 6 a 9) e na próxima análise vou trazer a Modern Era 1 (Touhou 10 a 12). Aguardem e comentem :D
    Att.
    [member='JackSparrow']
    [​IMG]
     
    crater4000 e UpToLipe curtiram isso.
  2. JackSparrow

    JackSparrow Craftlandiano
    VIP

    Afiliado:
    13 Setembro 2012
    Mensagens:
    3,530
    Curtidas Recebidas:
    1,457
    Curtiu:
    0
    Sexo:
    Masculino
    Localização:
    São Paulo - SP
    Cubos:
    346.00
    Nick:
    JackSparrow
    Clan:
    LDC Propano 2.0
    Revivendo ;-;
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.