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No dia 27 de maio de 2025, a EA Sports lançou o aguardado F1 25, com a missão de reconquistar os fãs após o lançamento mal recebido do F1 24, que foi amplamente criticado por sua jogabilidade pouco envolvente e melhorias escassas.
Dessa vez, faremos uma análise com base em pontos feitos por Gabriel, @quintinoo_15
publicou uma thread de suas primeiras horas com o novo título, revisitando tanto os avanços quanto os pontos que ainda precisam de ajustes.
Ele começou destacando uma mudança significativa na jogabilidade:
A técnica de "flicking", que consistia em virar o volante de forma agressiva nas curvas e resultava em desgaste irreal dos pneus e saídas de frente, foi removida.
Agora, o jogo exige uma condução mais suave, com maior controle nos pedais e pressão prolongada no freio, uma resposta direta às críticas de pilotos profissionais em simuladores sobre o manejo artificial do F1 24.
No quesito visual,
F1 25 impressiona por ser o primeiro da franquia a abandonar o suporte para PS4 e Xbox One,
abrindo espaço para gráficos mais avançados.
Gabriel considera o jogo um dos mais bonitos da série, e tenho que concordar, ainda mais com destaque para a fidelidade visual. A EA introduziu a tecnologia LIDAR para recriar cinco circuitos (Austrália, Bahrein, Japão, Miami e Ímola), garantindo maior precisão nas pistas e nos arredores, como a adição de cerejeiras em Suzuka que refletem a vegetação real do local.
Outro avanço significativo está no efeito de ar sujo, que simula
a turbulência aerodinâmica ao seguir outros carros. Apresentando uma perda de até 35% no desempenho aerodinâmico nessas situações, um salto considerável em relação aos 15% do antecessor, atendendo a uma demanda de longa data dos fãs por maior realismo nas corridas.
Apesar disso, nem tudo é perfeito, dando a notar a falta de atualizações em circuitos icônicos como Hungaroring, Monza, México e Interlagos, que não recebem melhorias desde 2017, a ausência de penalidades realistas ao usar as zebras, que continuam permitindo abusos sem consequências.
Uma análise do site indy100, publicada no dia do lançamento, corroborou alguns pontos positivos, elogiando o manuseio com controle, o novo modo história Braking Point 3 e as melhorias no MyTeam 2.0, que oferece mais controle na gestão de equipes. A EA também havia anunciado, em 17 de abril, melhorias na apresentação, como a tecnologia NVIDIA Audio2Face para animações faciais mais naturais e multidões dinâmicas nas cenas de pódio, reforçando a autenticidade do jogo.
De fato, F1 25 supera o antecessor em alguns quesitos, entregando melhorias, porém alguns pontos críticos que devem ser melhorados no próximo jogo
(Ou quando o Max vir para Mercedes)
Com isso, o jogo não justifica a compra pelo preço cheio, ou melhor, nenhum justifica…
Especialmente para quem já possui outros títulos da franquia, é só um número que muda, honestamente, qualquer edição que o Verstappen tenha ganhado, compensa

Fonte adicional: 1