Mundo procura por destroços de espaçonave russa

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!


Status
Não está aberto para novas respostas.

Fernando123

Craftlandiano
VIP
Entrou
Jan 12, 2013
Mensagens
8,561
Pontuação de reação
864
Idade
27
Localização
Paraná
Cubos
0
Mundo procura por destroços de espaçonave russa

Desgovernada, a Progress M-27M entrou na atmosfera sobre o Pacífico e se desintegrou

O DIA





Rio - O mundo parou para olhar para o céu, à espera da queda da espaçonave russa descontrolada, a Progress M-27M. Segundo o SatView, site de rastreamento mundial de satélites, o início de sua entrada na atmosfera da Terra ocorreu por volta das 21h20 de ontem, no Mar de Bering, extremo norte do Oceano Pacífico, entre o estado norte-americano do Alasca e a Rússia.
Comunicado da Roscosmos — agência espacial russa, equivalente à Nasa dos Estados Unidos revela fim da espaçonave: "A nave Progress M-27M deixou de existir às 05h04 de Moscou (23h04 Brasília de quinta-feira) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do Pacífico".




ENTENDA:
Fragmentos de foguetes russo poderiam cair sobre o Brasil
5pmhjrr1ch0h2repqku3qcvlj.jpg
Espaçonave da Rússia caiu na Terra
Pelo padrão orbital da Progress, havia chances ontem de pedaços caírem até mesmo no Brasil. Mas era difícil prever a exata localização, já que o objeto orbitava a velocidade de 25 mil km/h, aproximadamente, ou seja, dava uma volta completa na Terra em menos de uma hora e meia. Na tarde de ontem, ela foi do norte do Amazonas ao sul do Paraná em cerca de seis minutos. Pelas previsões de ontem à noite, ela não passaria mais pelo Brasil. “A grande parte da destruição ocorre a uma altura de 70 a 80 km. E um número limitado de componentes da máquina ‘sobrevive’. Os destroços são espalhados por enormes distâncias, de até 1 mil km. É possível encontrar um pedacinho a cada cem quilômetros”, explicou Holger Krag, chefe da Agência Espacial Europeia. Ele já havia dito, dias atrás, que o risco de alguém ser atingido por destroços era “extremamente remoto”. Em seis décadas de voos espaciais, nenhum ser humano foi ‘premiado’, disse.
A espaçonave ficou descontrolada logo após ser lançada, dia 28 de abril. Com 7,3 toneladas, incluindo as 2,5 toneladas de suprimentos que levava para a Estação Espacial Internacional, a Progress deveria chegar à plataforma seis horas depois de sua decolagem. Ela carregava combustível, oxigênio, alimentos e outros equipamentos científicos para os astronautas.
A Roscosmos diz que o voo a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, até o espaço, foi normal. Porém, 1,5 segundo antes da separação da nave do foguete, houve perda de dados do sistema que enviava informações para a Terra. As naves Progress, usadas há 35 anos, são um orgulho para a Rússia. Só ocorrera um acidente, em 2011.




CURIOSIDADES
PESO E VELOCIDADE
A velocidade aproximada com que a nave russa orbitava o Planeta Terra era de 25 mil km/h, ou seja, dava uma volta ao redor do planeta a cada hora e meia. Ela tinha 7,3 toneladas, incluindo as 2,5 de suprimentos que levava para os astronautas na Estação Espacial. Mas os cientistas não vão passar fome: há reservas suficientes.




QUEDAS CONSTANTES

Todo ano, cerca de cem toneladas de lixo espacial reentram na atmosfera da Terra. A maioria do material pega fogo e se desintegra antes de atingir o planeta. Ou seja, pequenos satélites e foguetes ‘mortos’ caem na Terra toda semana. Objetos maiores, como a Progress, caem cerca de uma vez por ano.




TUDO DE NOVO

A missão era estimada em 51 milhões de dólares. Agora a Rússia planeja lançar a Progress M-28M no início de julho, segundo a Nasa informou.






Att : Fernando Rodrigues // SwordStars
 
Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar
Topo