Bem... Vamos por partes, que o assunto é por demais complexo pra ser abordado assim, "de um tapa". Ainda mais aqui na CL (e já explico o porquê)...
Peço desculpas também pela demora em responder aqui: peguei uma gripe lascada (provavelmente me contaminei durante a viagem que tive semana passada) que fiquei dois dias sem sequer ligar o computador - mesmo hoje ainda tô caszidéia meio embaralhada. Mas, atendendo pedidos, ahi estoy! :v
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Antes de mais nada, tenho que apontar um detalhe muito importante que ocorre aqui na administração da CL: ELES NÃO ACEITAM SOLUÇÕES/SUGESTÕES COMPLEXAS!
Já notei isso tanto fazendo minhas próprias sugestões quanto analisando as sugestões alheias: se é proposto algo mais elaborado e cheio de detalhes, ou então um "pacote" de alterações distintas, o destino certo será um belo [NEGADA] no tópico da sugestão!
Não há aquilo de "vamos ver o quê podemos aproveitar disso e o quê deve ser descartado, além de 'adaptar' pontos que estejam exagerados para se adequar à nossa realidade" - ou se faz uma sugestão (simples) "bullseye" ou nada feito.
É como se a staff tivesse "preguiça" de trabalhar a sugestão às necessidades do servidor. E isso - me perdoem a forma de expressar, mas - "broxa" totalmente quem está apenas interessado no bem da CL...
Só por esse posto já se vê a impossibilidade de idealizar um "servidor definitivo" completo em si. Você tem que ir sugerindo ponto por ponto em diferentes tópicos e torcer pra que cada sugestão seja aceita. Não obstante, como você mesmo bem disse, não há espaço NENHUM para diálogo e argumentação - negam sugestões sem sequer darem um porquê e sem podermos reavaliar as falhas no que dissemos para deixar a sugestão mais adequada...
Ponto.
Quanto ao modelo de negócios, concordo plenamente que o formato P2W (pay to win) - que inegavelmente é o adotado por essas bandas - é nocivo ao servidor.
Há opções menos agressivas já elaboradas nesse sentido e, ainda assim, ainda MAIS rentáveis... Um bom exemplo é o modelo "raspadinha" existente em diversos jogos (o que conheci mais de perto foram os do jogo PangYa!), onde o investimento financeiro no jogo não era garantia absoluta de vantagens na jogabilidade.
Funciona assim: você compra "créditos" dentro do jogo e, com esses créditos, pode tanto comprar itens diversos quanto comprar tickets de loteria/raspadinha - onde há chances desde ganhar itens (como você mesmo disse) "cosméticos" quanto itens valiosos - numa taxa de sucesso baixíssima - ou ainda itens ditos "lixo".
Transportando para o 'cenário Craftlandiano', digamos que você tivesse 10% de chances de ganhar uma parte P4 com desenho diferenciado, 89,999% de chances de ganhar um pack de blocos "comuns" ou de alguma comida qualquer, e 0,0001% de chances de ganhar uma S10 - que, ainda por cima, poderiam ser negociados com outros players ingame!
As ideias relacionadas à mundos separados nem tem o quê comentar praticamente... É uma realidade já existente, e só falta criatividade pra ser ainda melhor usada...
Além disso, com os recursos atuais (clouding, virtualização, griding/clustering...), é realmente a melhor forma de se administrar um servidor completo - SEM, necessariamente, aumentar custos com desperdício!
Quanto ao Macro, não tenho grandes críticas em si. Só acho que foi algo mal implementado em conjunto com os sistemas de skills e faltou uma análise prévia de impacto das duas coisas juntas.
Era óbvio que as dificuldades do sistema de skills deveriam ser maiores junto com algo que permitisse a automatização (escavação e pescaria mesmo são muito "apelonas") mas não mexeram nisso, e agora deu no que deu!
Por fim, acho difícil trabalhar a questão de lançar novos servidores por si só, ainda mais quando se fala de diferenças de versões e o quê agrada aos jogadores...
É fato que SEMPRE haverá quem gosta da versão X por Y, e da versão Z por W - e assim consecutivamente...
O grande problema aqui é a falta de coerência na administração: a grande propaganda da CL sempre foi "um servidor que não fechará do dia pra noite"... E o quê aconteceu com os (supostos) Master Resets? Assim como em outras medidas críticas que foram implementadas (reset de skills, impostos, capiroto etc.)?
Simplesmente tomaram a decisão DO DIA PRA NOITE!
Foram mudanças significativas, que praticamente transformaram os servidores do que eram antes - tornando-os em "novos" servidores! E nem um tempo de adaptação foi dado pra isso...
Então, acho que antes de mais nada a PRIMEIRA coisa que a admin precisaria trabalhar seria sua forma atual de se relacionar com os players.
Reconheço que tem havido algum progresso nesse sentido - assim como não seria aconselhável que as decisões fossem tomadas em caráter absolutamente bilateral (players "mandando" no servidor até pros administradores "peidarem"), mas ainda falta muito equilíbrio nesse sentido...
E, antes DISSO ser resolvido adequadamente, podemos sugerir o diabo que for que não vai adiantar nada... :yaomingface:
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