Ooe pessoinhas,
hoje trago pra vocês uma análise sobre o game Shadow of the Colossus.
Shadow of the Colossus, também chamado no Japão de Wander and the Colossus é um jogo de ação-aventura que foi desenvolvido pela SCE Japan Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment para o PlayStation 2, ele foi lançado em outubro de 2005 inicialmente. Muitos consideram Shadow of the Colossus um título extremamente influente em toda a indústria de jogos eletrônicos, realmente um exemplo de game em forma de arte, isso tudo devido a sua paisagem minimalista, sua jogabilidade super envolvente e sem dúvidas, pela sua jornada emocional.
O início do jogo é apresentado o nosso protagonista, Wander (andarilho, em inglês), ele aparece montado em sua égua chamada Agro e trás no seu colo uma menina enrolada em um pano preto. Após passar por uma enorme ponte e chegar a um templo, Wander pega a garota aparentemente morta e leva até um altar, deixando o seu corpo ali mesmo. Bom, ninguém sabe ao certo qual a relação que os dois possuem, mas se sabe que o grande objetivo do garoto é ressuscitar a menina; nesse mesmo momento em que ela é deixada no altar uma voz sombria chamada Dormin fala com Wander, ele diz que conseguirá trazer a garota Mono de volta a vida caso ele derrote os 16 Colossos.
Após destruir todos os 16 Colossos e concluir a sua missão, Wander (que durante todas as batalhas ficava com a aparência cada vez mais "acabada") era levado por Dormin até o templo, ao chegar lá ele se depara com cavaleiros perto de Mono. Quando o foco volta para o protagonista novamente, podemos ver ele completamente diferente do início da jornada, ele está com a pele quase toda deteriorada, olhos com uma cor diferente e com chifres nascendo em sua cabeça; assim que o Lorde Emon olha para Wander e vê ele daquela forma, começa a acusar o garoto de ter roubado a espada sagrada, ter violado a terra proibida e ter destruído os 16 ídolos, Emon diz que Wander estava sendo usado e teria sido possuído pela alma dos mortos, sendo assim, ordena os soldados a matarem ele; um dos arqueiros atingem a perna do andarilho e depois finaliza o "serviço". Após a morte de Wander a entidade que representava o mal, Dormin, finalmente aparece dizendo que cada colosso que o garoto matou era um pedaço do mal que iria fazer com que ele se fortalecesse e se tornasse físico.
"Ela foi sacrificada por ter um destino amaldiçoado.
Por favor...
Eu preciso de você para trazer de volta a alma dela..."
Os personagens de Shadow of the Colossus são 16 colossos, o personagem controlável e sua amada.
Wander -> É o personagem protagonista do game, seu passado é simplesmente obscuro, um viajante de Terras Proibidas em sua égua e tendo em sua mente um único objetivo, derrotar todos os 16 colossos para tentar ressuscitar uma garotinha chamada Mono.
Mono -> É simplesmente uma menina que foi morta por ter o seu destino amaldiçoado, ela é o principal interesse que faz Wander passar por toda a jornada.
1° -> Valus é o primeiro colosso que aparece no game, ele é encontrado em uma montanha ao sul da Shrine of Worship no quadrante F5. Ele possui aproximadamente 21 metros de altura. Valus é um dos três de outros colossos que possuem alguma arma, porém também é o único dos três que a arma não se parece com uma espada.
2° -> Quadratus é o colosso considerado "mascote" de Shadow of the Colossus, ele quase sempre estampa alguma foto ou capa promocional e propagandas. Ele possui 29 metros de altura e 42 de comprimento, podendo ser encontrado no quadrante F3.
3° -> Gaius é um dos cinco colossos bípedes e também um dos três que utilizam alguma arma. O terceiro colosso possui 30 metros de altura e vive no quadrante E2.
4° -> Phaedra é encontrado abaixo de uma colina localizada no quadrante G5, ele tem 27 metros de altura e 30 de comprimento.
5° -> Avion, aquele mais adorados pelos fãs do game, o maior desafio de derrotar este colosso é o fato de que ele voa, de uma ponta da cauda até a outra ponta ele possui 35 metros e 42 de comprimento, localizado no quadrante H4.
6° -> Barba é um dos colossos mais fáceis de derrotar, ele possui 24 metros de altura, sendo o maior colosso Minotauro, ele possui esse nome pela enorme barba que tem no seu rosto e é encontrado no quadrante D6.
7° -> Hydrus é aparentemente uma espécie de enguia, o maior desafio é derrotá-lo na água, ele é o segundo maior colosso serpente, possui 85 metros e vive no quadrante D1.
8° -> Kuromori parece um lagarto/lagartixa, a maior dificuldade seria lidar com suas escamas que soltam eletricidade, ele possui somente 4,8 metros de altura, 17 de comprimento e pesa 10 toneladas, sendo encontrado no quadrante G6.
9° -> Basaran representa uma tartaruga. Ele possui a habilidade de atirar alguns projeteis de baixo da sua boca, ele vive no quadrante 3D e possui 22,8 metros de altura, 48,7 de comprimento e pesa 320 toneladas.
10° -> Dirge mora em uma caverna de arenito, vive no quadrante 4B e representa aparentemente uma naga (divindade que em algumas culturas pode ser considerado rei). Ele possui 79,3 de comprimento e tem 230 toneladas.
11° -> Celosia é o menor colosso do game tendo 3,6 metros de altura e 5,4 de comprimento. Ele vive no quadrante 1F.
12° -> Pelagia vive no quadrante G2 do mapa, ele tem cerca de 27,1 metros de altura e um comprimento de 30,5 metros.
13° -> Phalanx é o maior colosso do game, ele mede 170 metros de comprimento, 60 de altura e pesa 1000 toneladas. Ele reside no deserto das planícies do Sul, vive no quadrante 6E.
14° -> Cenobia se parece muito com Celosia, porém é mais pesado e mais agressivo que ele, Cenobia tem 3,3 metros de altura e 5,4 de comprimento, pesa 8 toneladas. Vivendo no quadrante 2C.
15° -> Argus é o último dos colossos que possuem arma, ele possui 22,8 metros de altura e um peso de 180 toneladas. Vive no quadrante 1G.
16° -> Malus, o colosso final. Ele fica em uma área que não está acessível até que todos os outros 15 colossos tenham sido mortos.
No game, Wander e todos os Colossos possuem barras de vida que indicam a vida total ou quantidade que falta para derrotar o "inimigo", essa vida dos Colossos diminuirão assim que Wander atingir os pontos fracos do gigante, durante essas tentativas pode ser facilmente ferido por ataques do próprio Colosso ou até mesmo por uma queda muito grande. Durante toda a sua jornada, o protagonista fica equipado apenas com sua espada, um arco e flechas, porém ele pode obter algumas outras armas após completar os desafios Time Attack. Lembrando que antes de matar os enormes Colossos, é preciso, claro, achá-los. Shadow of the Colossus te coloca em um mapa enorme, com diversos "acidentes geográficos" e isso sem dúvidas dificulta muito encontrar os objetivos.
Para o PlayStation 2 os cenários eram muito lindos, detalhados e bem variados, o jogo apresentava diversas ambientações diferenciadas como desertos, planícies, lagos, florestas e ruínas, mesmo sendo para o PS2 ele conseguiu surpreender pela reprodução muito boa de cenários complexos, com árvores, rios e pontes gigantes. Porém quando o pulo de "frames" é um pouco alto, o game produz um efeito denominado "motion blur", que são umas imagens borradas que aparece na tela assim que o jogador passa por alguns momentos de cenas rápidas, isso incrivelmente ajuda muito a esconder a lentidão e faz com que essas cenas tenham maior dramaticidade. Nada do game supera a modelagem dos enormes seres colossais, eles são muito bem detalhados, o que mais chama atenção é a animação dos pelos dos gigantes que é incrível. Claro que hoje em dia Shadow of the Colossus possui diversas outras versões com gráficos bem mais modernos, mas para a época, eles eram ótimos.
Lembrando que essa análise está sendo feita com base gráfica do PlayStation 2.
Já a trilha sonora não é menos impressionante que o restante do jogo, ela é maravilhosa e muito bem feita. As músicas são bem executadas conforme cada situação e geralmente são trocadas quando Wander consegue se agarrar em algum dos Colossos, a trilha vai para uma parte ainda mais dramática. Todos os efeitos sonoros são ótimos, porém, infelizmente as narrações possuem pouco papel no game, os produtores e a direção de arte preferiu pela comunicação não-verbal, mas existem sim algumas falas.
Lutas super tensas e incríveis contra os seres colossais.
Enredo emocionante.
Trilha sonora muito boa.
Durante algumas batalhas o ângulo da câmera pode comprometer a jogabilidade.
Agro (égua de Wander) é difícil de ser controlada, principalmente em curvas.
História: 10,0
Gráfico: 8,0
Sons: 10,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Experiência: 10,0
Imersão: 8,5
Média: 9,2
Obrigada por lerem até aqui ^^
Até daqui a pouco!