Vejo muita gente errando ou ate se Confundido com Mim ou Me e Te ou Ti ! Então vou dar uma aula xD
Vamos lá
ME ou MIM?
MIM é Pronome Oblíquo Tônico e, em geral, é regido por Preposição.
Ex.: Ela gosta de MIM; Para MIM, o Português é a mais airosa matéria.
Já ME é Pronome Átono, sempre associado a um Verbo, do qual é complemento.
Ex.: Não ME deixe só; Eu ME chamo Gramaticando.
Obs : Cuidado com sentença em que aparece Preposição e, na ponta, Verbo no Infinitivo. Ex.: O pepino é para…. comer.
Nesse caso, nem ME, nem MIM: escreva EU.
O pepino é para EU comer... A caneta é para EU escrever... O trabalho é para EU fazer...
Te ou Ti?
te – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos.
ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para).
Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição:
“Passei a noite procurando-te."
Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para):
"Os meus agradecimentos são exclusivos a ti".
[SIZE=17.77777862548828px]Ajudei? Da um up xD [/SIZE]
Vamos lá
ME ou MIM?
MIM é Pronome Oblíquo Tônico e, em geral, é regido por Preposição.
Ex.: Ela gosta de MIM; Para MIM, o Português é a mais airosa matéria.
Já ME é Pronome Átono, sempre associado a um Verbo, do qual é complemento.
Ex.: Não ME deixe só; Eu ME chamo Gramaticando.
Obs : Cuidado com sentença em que aparece Preposição e, na ponta, Verbo no Infinitivo. Ex.: O pepino é para…. comer.
Nesse caso, nem ME, nem MIM: escreva EU.
O pepino é para EU comer... A caneta é para EU escrever... O trabalho é para EU fazer...
Te ou Ti?
te – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos.
ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para).
Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição:
“Passei a noite procurando-te."
Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para):
"Os meus agradecimentos são exclusivos a ti".
[SIZE=17.77777862548828px]Ajudei? Da um up xD [/SIZE]