[ Ortografia ] Mim ou Me ou Te ou Ti ?

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!
  • PROMOÇÃO DE NATAL NO AR

Novo servidor: CraftLandia Olimpo

Status
Não está aberto para novas respostas.

Xertzy

Excelente
VIP
Entrou
Ago 15, 2013
Pontuação de reação
454
Cubos
0
Vejo muita gente errando ou ate se Confundido com Mim ou Me e Te ou Ti ! Então vou dar uma aula xD
Vamos lá

ME ou MIM?

MIM é Pronome Oblíquo Tônico e, em geral, é regido por Preposição.
Ex.: Ela gosta de MIM; Para MIM, o Português é a mais airosa matéria.
Já ME é Pronome Átono, sempre associado a um Verbo, do qual é complemento.
Ex.: Não ME deixe só; Eu ME chamo Gramaticando.
Obs : Cuidado com sentença em que aparece Preposição e, na ponta, Verbo no Infinitivo. Ex.: O pepino é para…. comer.
Nesse caso, nem ME, nem MIM: escreva EU.
O pepino é para EU comer... A caneta é para EU escrever... O trabalho é para EU fazer...

Te ou Ti?
te – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu), ligado diretamente aos verbos.
ti – com referência à 2ª pessoa singular (pronome pessoal- tu ), sempre junto de preposição (a / para).

Usa-se o 'te' como um argumento de um verbo, ou seja, como complemento de verbo que não necessita de preposição:
“Passei a noite procurando-te."

Usa-se o 'ti' quando o argumento de um verbo, ou seja, o complemento de verbo necessita de preposição (a / para):
"Os meus agradecimentos são exclusivos a ti".

[SIZE=17.77777862548828px]Ajudei? Da um up xD [/SIZE]

Ta mim zoando ne so pq eu digitei errado ? mais bom post

Knaid disse:
eu falu do geito qui eu kise -q
Eu tambem Falamos Do Jeito Que Quisermos E Quando Quisemos Se Eu Falar Di Ou De Não importa entenda Quem Queria Te Apoio Cara .

MarcioJr disse:
Eu tambem Falamos Do Jeito Que Quisermos E Quando Quisemos Se Eu Falar Di Ou De Não importa entenda Quem Queria Te Apoio Cara .
Mano, tu ja expressou sua opinião, n precisa postar 20 vezes, posta 1 vez a sua opinião e pronto, DO CONTRARIO, SERA ALERTADO POR UM STAFF.

MarcioJr disse:
ne naum brodi

iFodenSseBR disse:
Mano, tu ja expressou sua opinião, n precisa postar 20 vezes, posta 1 vez a sua opinião e pronto, DO CONTRARIO, SERA ALERTADO POR UM STAFF.
Eu Posto minhas opniãos quantas vezes eu quiser o que eu quero e ajudar to pouco lixando pra cubos agora mim esqueça injeva passa longe :3

zXertzy disse:

Não postei isso para ter brigar -.-'

Desculpa ae e que esse cara fica na onda so pq eu gosto de interagir alem do normal desculpa memso

"O pepino é para me comer." ficaria estranho mesmo.... q

Wandre disse:
"O pepino é para me comer." ficaria estranho mesmo.... q
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Neh não '=' A cenoura é para mim comer -qq

Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar