[Debate] Lula 2018... DAFUQ?!?

Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros da nossa comunidade.

Registrar agora!
  • PROMOÇÃO DE NATAL NO AR

Novo servidor: CraftLandia Olimpo

Status
Não está aberto para novas respostas.
Entrou
Mar 10, 2013
Pontuação de reação
1,184
Cubos
0
Resolvi criar este tópico graças à crença apresentada por determinados membros do fórum de que o ex-presidente Lula seria uma candidatura confirmada para as eleições de 2018. QUAISQUER comentários envolvendo OUTROS "candidatos" não caberão aqui - nem mesmo se o próprio Lula é um candidato adequado ou não! (Portanto, qualquer comentário nesse sentido será denunciado como incitação a flame.)​

Este tópico tem como intenção debater a VIABILIDADE da candidatura de Luiz Inácio 'Lula' da Silva E APENAS ISSO!

Isto posto, vamos aos fatos.​
  • Lula foi eleito nas eleições de 2002, e reeleito nas eleições de 2006.
  • Sua sucessora, Dilma Rousseff, foi eleita nas eleições de 2010 e reeleita nas eleições de 2014.
  • No que tange ao processo eletivo e reeletivo de cargos de chefes do executivo (Prefeitos, Governadores e Presidentes), a legislação atual permite que um mesmo candidato tenha apenas 2 (DOIS) mandatos consecutivos. Um terceiro mandato só será possível depois que houver alternância no cargo, mesmo que o sucessor seja do mesmo partido.
  • Detalhe: o candidato em questão pode concorrer a outros cargos diversos enquanto da duração desse período de alternância. Lula NÃO concorreu - nem mesmo ao governo de SP, onde teria fortes chances de quebrar a hegemonia PSDBista que já dura mais de 20 anos.
  • Já no que tange ao processo impeditivo (Impeachment ou cassação), um candidato que tenha seu mandato cassado/impedido por apropriado processo jurídico-criminal e/ou político-criminal fica terminantemente proibido de concorrer a quaisquer cargos eletivos, de qualquer esfera, pelo período fixo de 8 (OITO) anos, a contar à partir do momento em que o processo é concluído.
  • Quando da primeira eleição de Dilma Rousseff, especulava-se que ela se candidataria por apenas um mandato, para que então Lula pudesse se recandidatar para um terceiro mandato graças ao impedimento de repetição sucessória.
  • Já nas eleições de 2014 - e ao contrário do que então se especulava em 2010 - a mesma mesma candidata (e vencedora) do pleito anterior, Dilma Rousseff, se RE-candidatou ao cargo E FOI REELEITA.
  • Acredita-se que, se tivesse concorrido nas eleições de 2014, Lula teria uma maior margem de vitória que a então candidata - que, por sua vez, teve que se deparar com os famigerados Protestos de 2013, dos quais saiu com popularidade muito abalada.
  • Neste ínterim, o (então) ex-presidente Lula foi acometido de um tumor malígno (câncer) na sua laringe. Especula-se que também foi detectado um linfoma pré-tumoral benígno em sua prostata, mas tal informação não foi oficialmente confirmada.
  • Lula nasceu no ano de 1945, portanto terá 73~74 anos durante as eleições de 2018. Segundo estatísticas médicas sobre Oncologia (câncer), as chances de óbito de um ex-paciente nessa faixa etária é cuperior a 70% - visto que é a faixa etária com maior queda de índice de sobrevida à essa doença. Isso significa que, caso eleito, há grande risco de não concluir seu mandato.
  • A popularidade do próprio Partido dos Trabalhadores (PT, e partido de Lula) vem caindo drasticamente nos últimos meses, graças às investigações conduzidas pelo juíz federal Sérgio Moro na conhecida 'Operação Lava-Jato'. Com isso, acredita-se que a simples candidatura de qualquer pessoa por este partido alcançaria valores irrisórios - numa corrida presidencial, por exemplo, não atingiriam sequer 5% dos votos válidos.
  • Por sua vez, a mesma 'Operação Lava-Jato' nos dias mais recentes, começou a se aproximar do próprio Lula, conseguindo inclusive indícios suficientes para acusá-lo de lavagem de dinheiro junto à construtora OAS. Neste cenário, uma eventual candidatura de Lula (pelo PT) - e mesmo considerando sua popularidade frente às classes menos favorecidas - não chegaria a meros 8%, e totalmente insuficiente para sequer um 2º Turno
  • Por fim, outras candidaturas diversas JÁ foram anunciadas, sendo muitas delas diferentes das candidaturas presentes nas últimas eleições presidenciais. O partido PSDB já afirmou, junto com seu presidente Aécio Neves, apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (governador do Estado de São Paulo) pra 2018. Por sua vez, o PMDB - partido aliado do governo e do PT, além de partido ao qual o atual vice-presidente é afiliado - TAMBÉM já anunciou que irá lançar candidatura própria neste ano. Por fim, até mesmo o deputado federal Jair Messias Bolsonaro já demonstrou interesse em concorrer ao pleito
Isso tudo posto, ficam as seguintes perguntas:

Você acreditava (até ler isso) que Lula se candidataria em 2018?
Você (ainda) acredita - depois de ler isso - que Lula vá se candidatar em 2018?
E - mesmo acreditando ou não - você acha POSSÍVEL (e lógico) que ele se candidate em 2018?

Expliquem suas respostas. B)​

Acho que é possível que ele se candidate... Mas não acredito que o Brasileiro pode ser burro o suficiente para votar nele...

O Lula tá envolvido num caso com um Triplex luxuoso, portanto ele está com a imagem manchada(O que já não é de hoje..), ele é esperto, acredito que ele não vá ser tão idiota de se candidatar em 2018, afinal ele já e rico pra burro...

Já estava convicto que ele não iria se candidatar, ela tava envolvido com a Dilma...

JessicaJones disse:
Acho que é possível que ele se candidate... Mas não acredito que o Brasileiro pode ser burro o suficiente para votar nele...
ErickH9 disse:
rapaz,creio que sim,mas n digo com tanta certeza pq ta rolando a treta daquela casa
iTubotCACHORRAO disse:
FantasyGS disse:
sim, mas tomara q nao ganhe kkk
Galera, peço para que LEIAM o tópico! Há pontos importantes a se considerar! ~_~'

(pois, pelo que tô vendo, até gente que curte um debate tá simplesmente indo "pelo título"...)

Xeretinha disse:
Galera, peço para que LEIAM o tópico! Há pontos importantes a se considerar! ~_~'

(pois, pelo que tô vendo, até gente que curte um debate tá simplesmente indo "pelo título"...)
to de boa, muito grande...

Ele pode até se candidatar , mas com certeza ele não irá ganhar , principalmente agora com essa Polêmica que está rolando sobre ele ultimamente!

Levando em muita consideração o fato do óbito, acredito na possibilidade dele se candidatar apenas como figura decorativa para futuramente um suplente (vice? talvez) assumir.
Não tinha acompanhado os movimentos PTistas em relação a presidência, então me mantive neutro quanto a candidatura do ex-presidente.

PliBR disse:
Levando em muita consideração o fato do óbito, acredito na possibilidade dele se candidatar apenas como figura decorativa para futuramente um suplente (vice? talvez) assumir.
Não tinha acompanhado os movimentos PTistas em relação a presidência, então me mantive neutro quanto a candidatura do ex-presidente.
Finalmente alguém que deu mais atenção ao texto!

E... Ainda assim, não sei se ele se candidataria mesmo nessa intenção: o risco de uma derrota acachapante desmoralizaria por demais tanto ele próprio quanto o partido! Diante da situação que já estão passando, isso acarretaria até mesmo num desmantelamento do partido em si!

EDIT:

zTRIIFE disse:
li sim poh '=' osh o lula vai voltar
É mesmo? Então quantos anos ele terá nas próximas eleições? E quais as possíveis consequências disso?

Você acreditava (até ler isso) que Lula se candidataria em 2018? Bom, já foi provado que boa parte do povo Brasileiro tem um "carinho" por esse sem dedo safado (brincadeira), seja por fornecer suas bolsas sei lá o que para a população ou pela mesma (população) estar envolvida em ativismos da CUT.

Você (ainda) acredita - depois de ler isso - que Lula vá se candidatar em 2018? De um "cara" que corta o dedo para não trabalhar não se pode duvidar nada (só estou dizendo o que acho, não tem provas de que ele fez isso só para não trabalhar).

E - mesmo acreditando ou não - você acha POSSÍVEL (e lógico) que ele se candidate em 2018? Possível é, até por quê o Partido dos Trabalhadores (de que nada de trabalhadores tem) não teria tamanha "coragem" de eleger um novo candidato, dado aos fatos de que se ele não tivesse algum "primor" como ser homossexual (não estou dizendo que isto não é normal ou que isto é uma aberração, só estou falando que por este fato ele atrairia novas massas, como a massa LGBT) ele não conseguiria se eleger pela fama de seu partido (que não tem lá boa fama, convenhamos...)

Peço que levem em consideração as partes que falo que estou brincando :)
Agora, só mesmo um povo que vota no Lula mereceria tal resposta do PT: a lama, seja na Petrobrás, ou em Mariana, embaixo da ponte ou encima da cama (nossa que poético -q)

Eu não irei votar nele ctz . . .

Muitos escândalos envolvendo ele ( Novamente), Sei que ele fez coisas boas mas nesse momento não acredito que o lula tenha um senário político favorável, O PT no geral ...
Em dois anos Muitas coisas estarão esclarecidas ( ou não :( ) e dependendo do que descobrirem será bem difícil ele se candidatar.

Nos últimos anos outros partidos tem tentado tirar o PT do centro do poder o que acho uma boa porque não monopoliza o poder de certa forma, irei esperar os concorrentes, analisar as propostas, analisar o partido, o histórico isso tudo faz um voto valer a pena.

INFELIZMENTE, muitos não procuram saber nada sobre o político, trocam um voto por uma sesta básica que vai ajuda-lo pra um, dois ou três meses mas no futuro o político que comprou esses votos com promessas e etc. Não irá ajuda-lo. Em fim um escolha para um bom Cargo POLÍTICO é complicado e deve ser escolhido minunciosamente.

Status
Não está aberto para novas respostas.

Usuários que estão visualizando este tópico

Voltar