Resolvi criar este tópico graças à crença apresentada por determinados membros do fórum de que o ex-presidente Lula seria uma candidatura confirmada para as eleições de 2018. QUAISQUER comentários envolvendo OUTROS "candidatos" não caberão aqui - nem mesmo se o próprio Lula é um candidato adequado ou não! (Portanto, qualquer comentário nesse sentido será denunciado como incitação a flame.)
Este tópico tem como intenção debater a VIABILIDADE da candidatura de Luiz Inácio 'Lula' da Silva E APENAS ISSO!
Isto posto, vamos aos fatos.
- Lula foi eleito nas eleições de 2002, e reeleito nas eleições de 2006.
- Sua sucessora, Dilma Rousseff, foi eleita nas eleições de 2010 e reeleita nas eleições de 2014.
- No que tange ao processo eletivo e reeletivo de cargos de chefes do executivo (Prefeitos, Governadores e Presidentes), a legislação atual permite que um mesmo candidato tenha apenas 2 (DOIS) mandatos consecutivos. Um terceiro mandato só será possível depois que houver alternância no cargo, mesmo que o sucessor seja do mesmo partido.
- Detalhe: o candidato em questão pode concorrer a outros cargos diversos enquanto da duração desse período de alternância. Lula NÃO concorreu - nem mesmo ao governo de SP, onde teria fortes chances de quebrar a hegemonia PSDBista que já dura mais de 20 anos.
- Já no que tange ao processo impeditivo (Impeachment ou cassação), um candidato que tenha seu mandato cassado/impedido por apropriado processo jurídico-criminal e/ou político-criminal fica terminantemente proibido de concorrer a quaisquer cargos eletivos, de qualquer esfera, pelo período fixo de 8 (OITO) anos, a contar à partir do momento em que o processo é concluído.
- Quando da primeira eleição de Dilma Rousseff, especulava-se que ela se candidataria por apenas um mandato, para que então Lula pudesse se recandidatar para um terceiro mandato graças ao impedimento de repetição sucessória.
- Já nas eleições de 2014 - e ao contrário do que então se especulava em 2010 - a mesma mesma candidata (e vencedora) do pleito anterior, Dilma Rousseff, se RE-candidatou ao cargo E FOI REELEITA.
- Acredita-se que, se tivesse concorrido nas eleições de 2014, Lula teria uma maior margem de vitória que a então candidata - que, por sua vez, teve que se deparar com os famigerados Protestos de 2013, dos quais saiu com popularidade muito abalada.
- Neste ínterim, o (então) ex-presidente Lula foi acometido de um tumor malígno (câncer) na sua laringe. Especula-se que também foi detectado um linfoma pré-tumoral benígno em sua prostata, mas tal informação não foi oficialmente confirmada.
- Lula nasceu no ano de 1945, portanto terá 73~74 anos durante as eleições de 2018. Segundo estatísticas médicas sobre Oncologia (câncer), as chances de óbito de um ex-paciente nessa faixa etária é cuperior a 70% - visto que é a faixa etária com maior queda de índice de sobrevida à essa doença. Isso significa que, caso eleito, há grande risco de não concluir seu mandato.
- A popularidade do próprio Partido dos Trabalhadores (PT, e partido de Lula) vem caindo drasticamente nos últimos meses, graças às investigações conduzidas pelo juíz federal Sérgio Moro na conhecida 'Operação Lava-Jato'. Com isso, acredita-se que a simples candidatura de qualquer pessoa por este partido alcançaria valores irrisórios - numa corrida presidencial, por exemplo, não atingiriam sequer 5% dos votos válidos.
- Por sua vez, a mesma 'Operação Lava-Jato' nos dias mais recentes, começou a se aproximar do próprio Lula, conseguindo inclusive indícios suficientes para acusá-lo de lavagem de dinheiro junto à construtora OAS. Neste cenário, uma eventual candidatura de Lula (pelo PT) - e mesmo considerando sua popularidade frente às classes menos favorecidas - não chegaria a meros 8%, e totalmente insuficiente para sequer um 2º Turno
- Por fim, outras candidaturas diversas JÁ foram anunciadas, sendo muitas delas diferentes das candidaturas presentes nas últimas eleições presidenciais. O partido PSDB já afirmou, junto com seu presidente Aécio Neves, apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (governador do Estado de São Paulo) pra 2018. Por sua vez, o PMDB - partido aliado do governo e do PT, além de partido ao qual o atual vice-presidente é afiliado - TAMBÉM já anunciou que irá lançar candidatura própria neste ano. Por fim, até mesmo o deputado federal Jair Messias Bolsonaro já demonstrou interesse em concorrer ao pleito
Isso tudo posto, ficam as seguintes perguntas:
Você acreditava (até ler isso) que Lula se candidataria em 2018?
Você (ainda) acredita - depois de ler isso - que Lula vá se candidatar em 2018?
E - mesmo acreditando ou não - você acha POSSÍVEL (e lógico) que ele se candidate em 2018?
Expliquem suas respostas. B)
Você acreditava (até ler isso) que Lula se candidataria em 2018?
Você (ainda) acredita - depois de ler isso - que Lula vá se candidatar em 2018?
E - mesmo acreditando ou não - você acha POSSÍVEL (e lógico) que ele se candidate em 2018?
Expliquem suas respostas. B)